Cervejas: Avaliações e Dicas

Blog com espaço para que o apreciador veja avaliações e compartilhe suas opiniões sobre diversos estilos de cerveja.

Cervejas Trapistas

with 2 comments

Assim como muitas outras ordens religiosas, os Trapistas fabricavam cervejas a fim de atender as suas necessidades e arrecadar dinheiro necessário para a manutenção rotineira do mosteiro e para atos de caridade.Então, o que é uma cerveja trapista exatamente? Embora a questão pareça ser simples, a resposta não é tão óbvia e merece uma explicação a mais: a definição do que é uma “cerveja Trapista” evoluiu no tempo a fim de especificá-la e proteger o nome.Atualmente, 8 cervejarias trapistas têm o direito de suas cervejas estamparem a logomarca “Authentic Trappist Product”  (Produto Trapista Autêntico). Ao estampar esta logomarca é atestada a sua origem trapista autêntica e que elas respeitam normas precisas, definidas pela associação trapista internacional. Que são as cervejas das seguintes abadias:
  • Achel  –  (Sint Benedictus Abdij – De Achelse Kluis)
  • Chimay  –  (Notre-Dame de Scourmont Abbey)
  • Orval  –  (Abbey Notre-Dame d’Orval)
  • Rochefort  –  (Abbay Notre-Dame de Saint-Remy – Rochefor)
  • Westmalle  –  (Trappist Abbey of Westmalle)
  • Westvleteren  –  (Abbey of Saint Sixtus)
  • La Trappe –  (Tilburg, Abbey of Our Lady of Koningshoeven)
  • Engelszell – (Abbey of Stift Engelszell)
  • Mont des Cats – (Abbaye du Mont des Cats)
  • Zundert – (Abdij Maria Toevlucht)
  • Spencer – (Saint Joseph’s Abbey)
Desde o início do século XX até meados dos anos 1950, muitos cervejeiros queriam aproveitar a denominação trapista e sua reputação para seus produtos. Portanto, eles produziram cervejas e as chamaram de “Trapistas”. Os monges trapistas, logicamente, iniciaram os procedimentos legais para proteger a marca.Desde o julgamento da corte de Gent, em 28 de fevereiro de 1962 “a palavra Trapista é usada comumente para indicar a cerveja fabricada e vendida por monges pertencentes à ordem dos Trapistas ou por pessoas que obtiveram uma autorização para isso… é, assim, chamada Trapista a cerveja produzida pelos monges Cistercian”. Para que as cervejas possam estampar a logomarca “authentic trappist product”, significa que:
  • As cervejas são produzidas por uma unidade de produção situada no interior do mosteiro ou na sua vizinhança imediata.
  • Por meio de sua extensão física, configuração, organização, utilização e gestão, os equipamentos e negócio inteiro devem demonstrar um vínculo indiscutível de subordinação ao mosteiro credenciado e uma cultura empresarial que se encaixa com a vida monástica.
  • O trabalho será realizado pelos monges ou freiras e / ou leigos do mosteiro credenciados ou uma empresa encarregada da produção, embalagem e comercialização, desde que este negócio seja dependente do mosteiro credenciado e opera sob a supervisão deste último em termos de produção e métodos de gestão administrativa, qualidade, publicidade e financiamento.
  • Os rendimentos devem estar fora do escopo de qualquer motivação de lucro e serão destinados às necessidades materiais, intelectuais e espirituais, à manutenção dos edifícios, seus acessórios e meio ambiente do mosteiro credenciado e qualquer excedente resultante da gestão saudável e cuidadosa será usado para a caridade ou assistência social ou às necessidades dos outros mosteiros trapistas.

Fonte: www.trappistbeer.net

Written by M. Nogueira

09/02/2012 às 21:04

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Se você ainda não sabe o que é uma cerveja trapista, eu indico esse link. […]

  2. Estou aprendendo a fazer cerveja artesanal e gostaria de tentar uma cerveja “Trapista” em breve. Obrigado por compartilhar a parte histórica desse estilo.

    Derso

    26/02/2013 at 16:01


Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s