Cervejas: Avaliações e Dicas

Blog com espaço para que o apreciador veja avaliações e compartilhe suas opiniões sobre diversos estilos de cerveja.

Júpiter – American Pale Ale

leave a comment »

Júpiter - APAPaís: Brasil.
Tipo: Pale Ale (American Pale Ale – APA).
Teor alcoólico: 5,4%
Cor: Amarelo dourado e turvo.
Sabor: Refrescante e frutada, remetendo a maracujá e outras cítricas. Tem amargor pronunciado e duradouro, próximo ao de uma IPA, devido ao processo dry hop. Tem notas herbáceas intensas, com final seco e sutilmente ácido. Agradável aroma herbáceo e de maracujá, com espuma média e persistente.
Malte: Cevada.
Avaliação: 8
Preço: R$ 9,70
Volume: 300 ml

Descrição comercial:
A primeira cerveja produzida pela Júpiter é a American Pale Ale. Uma receita simples e incrivelmente saborosa, foi também a primeira receita que fizemos em casa, nas panelas. Ela foi criada no espírito homebrewer de criatividade, estilos assertivos e personalidade forte. A Júpiter APA chegou à sua forma atual após pelas mãos do cervejeiro Victor Marinho, presidente da Acerva Paulista.

De coloração dourada intensa, a APA tem aromas que remetem a maracujá, grapefruit e abacaxi, corpo leve, seca e refrescante. Os sabores cítricos de lúpulo são complementados por boas notas de malte e suave caramelo. Combina com pratos condimentados, frutos do mar e hambúrgueres suculentos.

Esse é um estilo de história interessante. As cervejas antigas eram escuras e provavelmente com sabor defumado. Isso porque o malte era seco com fogo direto. Até que no início do século XVIII, na Inglaterra, a técnica de secar o malte com calor indireto foi desenvolvida, o que permitiu a produção de malte claro, o “pale” das Pale Ales. A partir daí os estilos de cervejas claras começaram proliferar no mundo.

As American Pale Ales diferem das suas irmãs inglesas em dois pontos principais: teor alcoólico e perfil de lúpulo. As americanas são mais alcoólicas e lupuladas. As Pale Ales tradicionais tem lúpulo inglês com aroma discreto e sabor terroso, herbal. As APAs tem sabores e aromas intensos, cítricos e resinosos, com notas de frutas amarelas.

Temperatura ideal: 7°C. IBU: 37.

Endereço na internet: http://cervejariajupiter.com.br

Anúncios

Written by M. Nogueira

18/07/2014 às 22:33

Publicado em Brasil, Pale Ale

Tagged with

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s