Cervejas: Avaliações e Dicas

Blog com espaço para que o apreciador veja avaliações e compartilhe suas opiniões sobre diversos estilos de cerveja.

Rodenbach – Grand Cru

leave a comment »

Rodenbach - Grand CruPaís: Bélgica.
Tipo: Sour (Flanders Red Ale).
Teor alcoólico: 6%
Cor: Marrom avermelhado.
Sabor: Ácida, azeda e refrescante; ligeiramente frutada, lembrando frutas do bosque, com amargor sutil ao fundo. Breves notas amadeiradas e vinificadas, remetendo a vinho tinto. No conjunto, se tem um sabor intenso, diferenciado e complexo, mas ao mesmo tempo refrescante, com final seco e adstringente. Aroma ligeiramente frutado, de vinho e amadeirado; com espuma média, efervescente e breve.
Malte: Cevada, milho e açúcar.
Avaliação: 10
Preço: R$ 55,00
Volume: 750 ml

Descrição comercial:
A Cervejaria Rodenbach, localizada na pequena cidade Roeselare na Bélgica, é um precioso monumento em homenagem à arte de produzir cerveja. Parte de suas cervejas é envelhecida em gigantescos barris de carvalho com capacidades entre 10.000 e 60.000 litros.

As cervejas na Rodenbach passam por um método de fabricação bem diferente. A cerveja passa por uma dupla fermentação em fermentadores de aço inoxidável onde são utilizadas leveduras de alta fermentação junto com bactérias láticas, os lactobacilos. Estas bactérias não contribuem com o teor alcoólico da cerveja pois não produzem álcool e sim o ácido lático, que dá à cerveja um sabor ácido marcante.

A fase de maturação da cerveja ocorre em enormes barris de carvalho. Os barris são feitos sem parafusos ou pregos, sendo montados somente por encaixe. A madeira é muito importante na maturação da cerveja, pois é nesta fase que se desenvolvem sabores frutados. Outra contribuição importante do carvalho é a incorporação de sabores e aromas característicos desta madeira, como por exemplo de baunilha. O processo de maturação pode durar até dois anos e cada barril desenvolve uma cerveja diferente das outras.

A Rodenbach Grand Cru é composta por um terço de cerveja jovem e dois terços de cerveja amadurecida em carvalho por dois anos. O resultado é uma cerveja complexa, com uma grande quantidade de madeira e ésteres, vinificada e com um longo final de boca, como um vinho vintage. Recomendada-se sevir a temperatura entre 6-8°C.

Endereço na internet: http://www.rodenbach.be

Anúncios

Written by M. Nogueira

04/04/2014 às 23:31

Publicado em Bélgica, LAMBIC / SOUR

Tagged with

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s